Tutoriais

Padlet





Glogster

http://stonkinson.edu.glogster.com/tonkinson-teacher-toolbox/?=glogpedia-source

http://agrega.hezkuntza.net/repositorio/04032011/6e/es-eu_2011022013_1230811/agua/materiales/descargas/glogster_docente.pdf


GoAnimate

https://goanimate4schools.com/public_index

http://www.burgettstown.k12.pa.us/cms/lib05/PA01000191/Centricity/Domain/66/goanimate.pdf


Infográficos

http://piktochart.com

http://pt.slideshare.net/waterborneidentities/tutorial-piktochart-16444570


Movie Maker 

http://www.ufjf.br/get_engcomp/files/2012/04/Tutorial-Windows-Movie-Maker.pdf


Gifs no Photoscape



https://www.youtube.com/watch?v=ZbmZx9ZK0zE



Scribus

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAKeEAC/tutorial-como-utilizar-scribus



PhotoFiltre
http://br.ccm.net/faq/7774-photofiltre-para-iniciantes
http://www.tecmundo.com.br/1301-como-usar-photofiltre.htm
http://photofiltre.free.fr/tutorials_en.htm

Pivot

http://iaesmevr.org/repositorio/tutoriais/pdf/oficina_pivot_adriana_paulo6_dezembro2008.pdf


WordPress

Dicas sobre como criar um Blog no WordPress. 




Webquest

Todo mundo ouve falar em Webquest e muitas vezes não sabe do que se trata, para conhecer mais, acesse:





http://pt.slideshare.net/leticiavelleda/webquest-7502603

http://pt.slideshare.net/milenemonteiro/modulo-i-8910352

http://www.webquestbrasil.org/criador2/




Segurança na Rede

Para quem acha que a internet é um território livre, sem leis.......veja as ações que podem ocorrer através do seu uso indevido.

INSULTOS. Xingar ou insultar alguém numa rede social pode gerar processo com base no Artigo 140 do Código Penal, que pune "a injúria que ofende a dignidade ou decoro" com multa ou detenção de um a seis meses.
CALÚNIA. Inventar histórias falsas sobre alguém no Orkut, Twitter ou Facebook pode ser enquadrado no Artigo 138 do Código Penal. A punição nesses casos consiste em multa e detenção de seis meses a dois anos.
USO INDEVIDO DE IMAGEM. Postar fotos de terceiros sem autorização pode levar a processo. O Artigo 5 Inciso X da Constituição Federal diz que "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando direito à indenização pelo dano material ou moral".
FALSA IDENTIDADE. Criar um perfil falso numa rede social, blog ou microblog pode levar a processo judicial com base no Artigo 307 do Código Penal. Pena: multa ou detenção de três meses a um ano.
DIVULGAÇÃO DE SEGREDO. Revelar segredos de terceiros na internet, ou de documentos/correspondência confidencial que possam causar dano, pode levar a processo com base no Artigo 153 do Código Penal. A punição é multa ou detenção de um a seis meses.
VIOLAÇÃ0 DE SEGREDO DO TRABALHO. Divulgar informações confidenciais referentes ao seu trabalho, através de e-mails, chats e comunidades viola o Artigo 154 do Código Penal.
DIFAMAÇÃO. Associar uma pessoa a um fato que ofende sua reputação pode render prisão de três meses a um ano e multa (Art 139 do Código Penal).
CÓPIA NÃO AUTORIZADA. Copiar ou plagiar obras de terceiros viola seus direitos autorais, o que cai no Artigo 184 do Código Penal. Penalidade: multa e detenção de três meses a um ano.
PHISHING. Enviar spam com o intuito de levar usuários a revelarem seus dados pessoais, ocasionando dano (Artigo 155 do Código Penal) ou furto (Artigo 163 do Código Penal), pode receber multa e/ou detenção de até seis meses.
NEGLIGÊNCIA. Este é um alerta importante para os pais que deixam seus filhos passar tempo demais no PC sem supervisão: a máquina não é babá eletrônica. Não vigiá-los, nem criar regras para o uso consciente da internet, mesmo fora de casa, fere o Artigo 1.634 do Código Civil, assim como os Artigos 3 e 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/as-acoes-da-vida-online-que-podem-resultar-em-processos-judiciais-3039154



Tablet Educacional









Inglês

















































Atendendo a pedidos do professor de inglês. O mundo segundo os brasileiros..







Movie Maker

















































Tutoriais de Windows Movie Maker......para criação e edição de vídeos....aprenda a trabalhar com vídeos!





GIMP


As vezes precisamos editar alguma imagem em aula para evidenciar o conteúdo. Como qualquer ferramenta pode ser usada como Objeto de Aprendizagem. Aproveite os tutoriais do GIMP.



http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/sitegimp/Gimp.pdf



Geogebra

Muitos professores de Matemática querem trabalhar com o Geogebra no nível médio. Então ai vão algumas dicas para estes professores.








Youblisher

Uma forma de unir a portabilidade do PDF com a agilidade da internet é usar o Youblisher, um serviço web que transforma os seus documentos em revistas digitais, permitindo que qualquer usuário acesse com o navegador web o conteúdo que você disponibilizou. fonte(Baixaki)
Veja o passo a passo:


Baixe o programa aqui!


Edubuntu

O Edubuntu é mais uma versão educacional do Linux. Trabalhando em aula com os alunos percebemos que ele é mais leve, mais acessível, intuitivo, prático. Tem várias opções de instalação de aplicativos educacionais desde a educação infantil até o nível superior. Está aprovado!!! Muito bom! Aproveite!! Leia mais








Hot potatoes




Sumário no BrOffice

Passo a passo para inserir um sumário no BrOffice, similar ao Libre e OpenOffice. 



Internet Segura

Alguns vídeos sobre o uso seguro da Internet, são de grande utilidade, pois servem de alerta e mostram os riscos da rede. Compartilhe essa ideia!@










SAERJ

Segue o link do SAERJ/CAED-UFJF  - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - Universidade Federal de Juiz de Fora para verificar o desempenho das escolas.






Lousa Digital

Acessem o manual da lousa digital para conhecer mais detalhes!



Livre-se dos Adwares!!

Adware é qualquer programa que executa automaticamente, mostra ou baixa publicidadevírustrojanwormspywarekeyloggerhijackerrootkit e split off para o computador depois de instalado ou enquanto a aplicação é executada. Estes anúncios podem ser sob a forma de um pop-up.(fonte: wikipédia)Podemos fazer este procedimento no chrome ou baixar um programa mais específico para remover estas propagandas indesejadas, como o AdwCleaner.






Tutorial Movie Maker

O tema é edição de vídeo ainda. Mais um editor de vídeo que pode ser útil na prática do professor. O NTE está buscando diversas ferramentas para que o docente possa trabalhar com a melhor opção! Veja o tutorial básico!









Kdenlive

É um editor de vídeos que já vem no LE. Com a visualização de prévia de efeitos em tempo real, KDEnlive permite uma edição de vídeo muito mais prática, permitindo a aplicação de efeitos de áudio e vídeo como brilho, borrado, sepia e volume. (fonte: baixaki) É interessante para professores que precisam criar vídeos para usar em aula assim como o Movie Maker! Segue um tuttorial básico.


 


Inserindo música no PowerPoint 

Para inserir uma música do início ao fim da apresentação, faça:


 


Google Drive


Você pode armazenar e compartilhar os seus arquivos na nuvem computacional, o google drive é uma ótima sugestão. Assista o tutorial online!


 



Dropbox

Dropbox é um serviço para armazenamento de arquivos. É baseado no conceito de "computação em nuvem" ("cloud computing").
A empresa desenvolvedora do programa disponibiliza poderosas centrais de computadores que conseguem armazenar os arquivos de seus clientes ao redor do mundo.(fonte: Wikipédia)





Tumblr

Tumblr é uma plataforma de blogging que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeo, links, citações, áudio e "diálogos", a maioria dos posts feitos no Tumblr são textos curtos, mas a plataforma não chega a ser um sistema de microblog, estando em uma categoria intermediária entre o Wordpress ou Blogger e o Twitter. (fonte: Wikipédia)





E-mail institucional

Consulte aqui o seu e-mail!





aTube Catcher

Tutorial mostrando como baixar o aTube Catcher e instalar no seu micro. E explicando como baixar os vídeos da internet para o seu computador.





Manual do Projetor BENQ

Acompanhe o passo-a-passo do uso do Projetor BENQ! Esperamos que ajude em sua prática.







Reset de Senha

Passso-a-passo da recuperação de senha do seu e-mail institucional. Professor, clique e acesse!





Nenhum comentário:

Postar um comentário