CIEP Nação Mangueirense


Laboratório aberto


Abrimos o laboratório hoje atendendo à pedidos dos alunos para fazerem trabalhos e pesquisas escolares. Os professores das disciplinas acompanharam os trabalhos..





Semana Cultural

Em meio a Semana Cultural que está acontecendo no Nação homenageando Dona Zica da Mangueira, encontramos um tempinho para a oficina de LE agendada pela professora. Tivemos sarau, exposições e uma linda apresentação do grupo de dança da escola. O objetivo da oficina é desmistificar o Linux para o professor!












Matemática e Informática

A professora resolveu fechar o ciclo com uma revisão de conteúdos na informática. Os alunos puderam construir e visualizar os gráficos de forma diferente do habitual!! Muito bom!!!






Projeto Autonomia

A turma do Projeto autonomia participou esta semana das atividades no Laboratório de Informática. No Currículo tem noções de informática e estamos trabalhando teoria e prática....tornando o currículo uma realidade na vida do aluno!! Parabéns!!!*



 









Exploramos mais recursos em outra aula:







Química e Informática

Fizemos o planejamento da atividade no Laboratório de Informática utilizando as ferramentas com objetivo principal do ensino da Química. Os recursos foram usados como meio de ensino aprendizagem da disciplina, adequados ao conteúdo abordado naquela aula específica.














Leitor Digital de Frequência

Acompanhamos o treinamento/teste do leitor digital de frequência dos alunos. As Diretoras Ana Blanc e Sulamita e a Coordenadora estavam testando os equipamentos e verificando os procedimentos de utilização. 










Vistoria nos micros

Agendamos oficinas com alguns professores e fizemos uma vistoria geral nos equipamentos pedagógicos da escola, ou seja, na sala dos professores e no Laboratório de Informática (ligamos todos os micros para testar e verificar o funcionamento). E iniciamos o planejamento para o uso do laboratório!






Educação Física e Informática

Trabalhamos a parte teórica de Educação Física no Laboratório de Informática. A proposta é trabalhar com a parte textual, pesquisa, regras usando os recursos digitais. E alternar entre o laboratório e a quadra poliesportiva. Criamos uma apresentação de Slides no LibreOffice sobre cinco atividades físicas e pedimos que o alunos citassem cinco benefícios que cada atividade proporciona ao corpo. Além de aprender Educação Física os alunos estão aprendendo Informática, trabalhando com uma ferramenta nova, o Linux Educacional. Foi bastante proveitoso!!@ Parabéns!









Lousa Digital


Fizemos a instalação da Lousa digital no Nação Mangueirense e testamos com alguns professores.








Acesso ao Kalzium


O Kalzium é um programa do Linux educacional usado para explorar todas as funcionalidades da tabela periódica. Uma das atividades propostas durante a capacitação foi que o professor utilizasse algum programa de sua disciplina.






Capacitação de Dolphin


Depois da instalação do Linux Educacional 4.0 nos computadores feita pelos mediadores técnicos, começamos a trabalhar oferecendo capacitação básica de LE. O laboratório ficou muito bom e os professores aproveitam para se familiarizar com o Sistema para trabalhar com as turmas. A professora de química, por exemplo, se interessou pelas ferramentas educacionais.







Acompanhamento


Esta semana, além das atividades básicas do NTE, acesso ao currículo mínimo aos Objetos de aprendizagem, fizemos o acompanhamento da manutenção do laboratório de informática. E a oficina de PowerPoint!














Tecnologia na Escola


Você sabe o que é Trovadorismo? Os alunos da turma 1001 sabem, pois fizeram a pesquisa. A atividade foi proposta pela professora Valéria Gomes, de Língua Portuguesa, e a entrega foi feita esta semana, integrando o uso das tecnologias ao currículo. Parabéns!! Assista o vídeo!







Introdução à pesquisa

Esta semana trabalhamos com o acesso ao currículo mínimo  e apresentamos aos professores formas de pesquisar recursos digitais em cima do currículo online. A ideia é trazer estes recursos para incrementar as aulas!





Conversando sobre Tecnologia

Conversando sobre o uso das tecnologias no dia a dia dos alunos, fora da escola, verificamos alguns dos sites mais acessados. Google, Facebook, Ask, Twitter, YouTube, Friv, Y8  na turma 801. Já nas turmas 1006, 1007 e 2001, além desses sites aparecem Wikipédia, 4Shared, Skype e Cifras. Os alunos em geral usam para entretenimento, jogos, assistir vídeos e chat. Nosso objetivo é orientar estes jovens para usar os acessos para estudar, fazer trabalhos e pesquisas escolares!






Trabalho cooperativo



Fizemos a limpeza, conexão e organização da disposição física dos computadores no LIED – Laboratório de Informática Educativa, que está em fase de mudanças. Os alunos demonstram interesse pela tecnologia na escola.



Currículo Mínimo

Esta semana demos uma atenção especial ao Conexão Professor, aos Objetos de aprendizagem e principalmente aos conteúdos do Currículo Mínimo. E seus recursos digitais, que são os materiais midiáticos oferecidos  pelo Currículo Mínimo online. Eles podem ser usados pelos professores em aula através dos recursos tecnológicos que a escola tem.  Além disso, verificarmos se está tudo OK no acesso ao Docente Online!
O uso das tecnologias é somado ao conhecimento dos Professores!






Aula de PowerPoint

 
Uma questão identificada na prática dos professores é a necessidade de aprender mais sobre os recursos tecnológicos para utilizá-los em aula. Estamos atendendo aos pedidos dos professores. E esta semana oferecemos uma aula particular de PowerPoint. Quando se fala em aprendizado, tudo é válido! Parabéns para todos!! 







Cadastro de Recursos Tecnológicos
   

Ações realizadas na primeira visita, levantamento dos recursos tecnológicos da escola. A escola possui diversos recursos de tecnologia educacional, como por exemplo, na Biblioteca, no laboratório de Informática e na sala de Professores. 






Visita em 25/03-tarde

4 comentários:

  1. Ficou muito bom o blog! Parabéns! É ótimo pode ver a organização da escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou! Queremos uma escola melhor para todos!

      Excluir
  2. Parabéns!!!!! O blog ficou ótimo com informações úteis e fotos da escola..

    ResponderExcluir
  3. Obrigada..Aproveite as dicas em nossos tutoriais!

    ResponderExcluir